terça-feira, maio 23, 2006

Superstições


Uma amiga minha, poucos anos mais velha do que eu tve a sua bebé em Dezembro.. e desde então, vou acompanhando a sua evolução através do que a minha mãe vai falando com a avó da criancinha q é sua amiga. E hoje fartei-me de rir ao saber das últimas supertições daquelas duas e com as quais vão criando a pequena Leonor.
Foram elas de visita a uma amiga, e quando iam para sair repararam que já era de noite e começaram a ficar atrapalhadas. A dona da casa repara e pergunta o q se passa. e diz a avó: é q de noite a criança não devia sair de casa a não ser nos braços de um homem forte! (ok, ok, quer ve-las daqui a 15 anos e ver se mantém a mesma opinião!! se bem as conheço nessa idade ela não vai poder dar um passo desacompanhada de um pau-de-cabeleira!).
Outra logo a seguir: Olha, e por acaso (virando-se p a tal amiga), não tens aí uma côdea de broa? é que de noite tb deve andar sempre com uma no berço...
Eu já tinha ficado a saber da supertição de a criança não por o nariz fora de casa durante o 1º mês de vida..mas ao saber estas não contive uma gargalhada e ao mesmo tempo um pouco de incredulidade por elas seguirem as supertições tão à risca.
Já sabia q, tb por supertição, lá em casa delas não se varre a casa à noite. Ainda tentei q a minha mãe adoptasse esta, mas cá em casa nunca resultou..
Ora bem! já agora, alguém sabe as razões para estas superstições? E que outras conhecem?

6 comentários:

Anónimo disse...

Morgana,
Há supertiçoes engraçadas! Hoje em dia têm imensa piada e fazem-nos rir. É dificil explicar-te, dava pano para mangas e vários posts. Talvez escreva um post sobre isso e mostre ao mundo a minha veia de antropologa :D
Beijos

Morgana disse...

P/ Paty: olha que boa idea! espero ver esse post! beijinhos

Anónimo disse...

Não sei, mas assim como assim, nunca varro a casa de noite...:-) Pensando bem, a minha superstição é mais alargada: também nunca varro a casa de dia...;-)

Anónimo disse...

As pessoas são surpresticiosas porque são estupidas. Acham k é ao fazer certas coisas que terão sorte. As pessoas que não são superticiosas têm maior liberdade em fazer tudo e nao acontece nada. As outras com receio de quebrarem alguma superstição acabam por sofrer ainda mais.

Anónimo disse...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
nexium stomach pain buy timeshare

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»