domingo, fevereiro 05, 2006

Mudanças...

Sabem aquela sensação de que algo não está bem, que precisam de mudar algo urgentemente para o vosso própirio bem, mas se vos perguntam, afinal o que é que tu queres, não sabes bem responder? O pior é que enquanto não se sabe isso, tudo aquilo em que metemos a mão, não satisfaz, nem parece útil para a nossa realização. pareço ser uma dessas pessoas? Pois, sou sim. Não sei o que quero fazer de mim, profissionalmente. A nível pessoal quero o que quase todos queremos: saúde, amor, casa, felicidade para mim e para os que amo, e capacidade de saber apreciar tudo isso. Agora, profissionalmente... aí é como as imagens que deixei no post anterior...uma grande sucessão de altos em baixos, pontuados pela minha incapacidade de me fazer valer nos momentos certos e saber dar o melhor de mim. Quando não estou bem não sou capaz de trabalhar como me é exigido e para o qual sou paga. E cada eurinho que recebo é precioso para poder concretizar as minhas aspirações pessoais... mas lá está se me pergunta: afinal, que queres fazer? a resposta é atrrapalhada, frustrada, angustiada..não sei.. o que eu não daria para ser uma dessas pessoas que nascem vocacionadas para fazer algo! Para saberem qual o seu caminho a seguir! Mesmo que não o conseguissem, ao menos poderiam dizer: era por "ali" que eu queria caminhar. É esta a minha angústia, uma que me acompanha e rói as entranhas há meses, anos mesmo. Lembro nem ainda , no final do 12º ano quando se tem de preencher as fichas de candidatura ao ensino superior, eu já então não saber.. e podia ter escolhido quase qualquer coisa dentro da minha área, tinha média que me facilitava essa escolha...e lembro bem de ter estado em lágrimas a pensar no que deveria escolher na altura. e ter escolhido sem muitas certezas, mas com a certeza ao menos que anulei hipóteses que não me serviam em definitivo. Mesmo agora, depois de ter terminado a licenciatura com a linda média de 17, continuo no escuro quanto a uma actividade que me faça feliz e torno a reafirmar mais uma vez: a merda das notas não serve para nada.. e tantas vezes, na secundária tive de aturar comentários maldosos por causa disso...enfim..acho que foi aí que comecei a criar a minha cara de pau, para poder ouvir certas coisas e nem uma sobrabcelha me tremer. Muito jeitinho me tem dado ao longo dos anos, diga-se.
E a um nível muito íntimo, como lidar com uma situação de crescente "desgostar" e perda de respeito por um pai que deveria amar? Como reagir quando a minha mãe me diz que está mesmo a ver que serei uma filha que se vai afastar deles mal saia de casa, e que os mando para um lar..e eu não saber que resposta lhe dou? Por que eu mesma não sei se ela não terá razão, por muito que isso nos magoe a ambas sequer pensar? E como lidar com a diminuição física de um avô muito querido a cada dia que passa? E saber que se calhar este será o seu último ano de vida? Como encaixar as minhas incapacidades e debilidades emocionais num dia-a-dia em que não me posso deixar submergir por estas emoções?
preciso de olhar a minha vida mais longe, preciso de outras perspectivas, precisava, talvez de não ser eu, não sabendo, no entanto, quem poderia ser...

13 comentários:

Anónimo disse...

Ora viva Cara Morgana... Tenho gostado do que tem escrito por aqui mas parece-me que anda muito pouco determinada, o que é uma pena. Sabe, devia fazer como eu e não dar ponto-sem-nó. Em tudo o que venha a fazer, deve dar para depois receber, ou semear para depois colher. Não sou um tipo de dar conselhos, até porque não gosto de dar a minha opinião sem que ma solicitem... No entanto, gosto de incentivar tudo e todos. Creio profundamente que para a frente é o caminho e que os obstáculos só existem para ser ultrapassados, e isso faz-se com determinação, claro está. Cara Moragana, gostei do som, muito bom. Um abraço... SHAKERMAKER

Morgana disse...

Caro Shaker: obrigada pelo incentivo! Ando desalentada sim, mas isto vai modificar, não há outra maneira! volta sempre. beijoca

Anónimo disse...

Morgana,
Estamos no mesmo barco...e acredito que haverão por ai muitas vozes a dizer precisamente o mesmo. Creio que este ano vai ser assim...e chego à conclusão que o melhor é andar ao sabor dos acontecimentos.
É dificil ser se uma jovem em plena idade de determinações e aspirações, emoções á flor da pele, desejos ardentes, etc. e não conseguir por nem metade das coisas em prática ou realizar os sonhos de pelo menos ser feliz.
E no outro dia me diziam que dada a minha situação actual é legitimo estar neste impasse...o importante creio é não nos deixarmos levar por este marasmo e tentar reagir...
O que tiver que mudar na tua vida, mudará quando tiver que acontecer, para bem ou para mal, quer queiras ou não. Mas nunca te esquecas que apesar de tar tudo predestinado, tem o livre arbritio de mudar aquilo que queiras.
Beijos e always look at the bright side!

Anónimo disse...

Morgana. Tenho de certeza um maior acumulado de incertezas na minha vida. Tb tenho mais idade. Já reparaste na certeza de confessares k te perdes nos caminhos? Conheces muitos? Garanto-te que só os exigentes. À noite, ao caíres nos braços de Morfeu, tira cinco minutos e pensa o que de bom te aconteceu, o que de bom contribuíste para...Pouco? Cimenta e reforça as tuas dúvidas e incertezas, e gosta , gosta mesmo de ti. Amanhã, o teu momento bom será maior e melhor. Quanto ao teu avô, doi, mas em resumo, nas palavras do filósofo, o que não nos mata fortalece-nos. +++energia!

Anónimo disse...

Ás vezes é preciso parar para pensar. o que gostavas realmente de fzer? O que te satisaz profissionalmente e dá prazer? Às vezes há a necessidade de reflexão... nao sei mais o que dizer. essa resposta esta dentro de ti mesmo!

nspfa disse...

Mostras um aintelig~encia na forma de escrever que é fácil adivinhar que apenas estás a passar uma fase mais indefinida.Não tarda nada andas a falar aqui de projectos de fazer roer de inveja!:-)

E sempre tens o teu amor aqui em baixo.O resto é só uma questão de deixar o tempo esclarecer as duvidas que se instalam em toda a gente nesta passagem de fase na vida que todos vivemos

rspiff disse...

Estava a ver a tua idade...eu tenho 33 e tenho boas e más noticias para ti, as más são que os anos passam e continua tudo mais ou menos na mesma, as boas são...que os anos passam e continua tudo mais ou menos na mesma, se é que me entendes :-)

Estas tuas reflexões foram também as minhas e de certa forma ainda são, revejo-me muito no que escreves e o único conselho que te posso dar soa um pouco piroso, mas aqui vai "não deixes de tentar ser feliz", o resto resolve-se...

Ah! o "Antony and the Johsons", ele tem uma música que se chama Spiralling...se não conheces tens de conhecer, mas tens de ter paciência, aquilo ao principio soa um pouco estranho, lol. Se precisares de um "guia" diz qualquer coisa :-)

O Turista disse...

Colega,
a nível profissional só te posso dizer que se deve fazer o que se ama, mas que infelizmente hoje em dia é quase impossivel fazer-se isso pois as portas fecham-se cada vez mais e com toda a crise em Portugal as oportunidades são poucas... Vivemos infelizmente num país em que como dizes muitas vezes as notas não contam... mas sim o factor "C".... tenta empenhar-te ao máximo, cada euro conta, e um dia por certo seras recompensada.... ou será aberta uma porta, ou quem sabe mudes de rumo para algo mais :)

Em relação a problemas familiares... só te posso dizer, calma... calma... tudo se resolve... só há uma coisa na vida que não tem solução...

Vah, beijokas, e conta comigo!!

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

Night disse...

Tantas dúvidas, porque te massacras tanto? A maioria de nós não esta a trabalhar no que gosta, ou nem sabe do que gosta, vive e deixa de te preocupar com pequenas coisas, se feliz, beijinhos*

Morgana disse...

P/ Paty: sim também já estive na situação em que agora te encontras..e acho que foi nesses meses que perdi muita da minha força de vida... e agora recuperar o que perdi, está a custar, ainda p mais estando insatisfeita... mas confio sempre que as coisas vão melhorar! boa sorte para as duas! beijocas

P/ Keops: Talvez seja exigente demais sim... mas ás vezes acho que não quero mais do que qq pessoa, e custa-me nãolutar o suficiente para o atingir. beijocas

P/ Karen: Pois, é isso que ainda me falta descobrir. Talvez, como diz uma amiga minha, precise de ficar sozinha uns dias e pensar bem tudo. beijocas

P/ Luís: Não sei é inteligência: tento é não fechar por completo os olhos ao que ando a fazer. E deus te ouça quanto aos novos projectos! E Lisboa pode contar cmg em breve! beijinhos

P/ Rspiff: Pois..vens confirmar o que eu já pensava...espero é que com os anos me venha maior serenidade para saber enfrentar estes embates de que é feita a vida. E sim, tentar viver a vida. Não quero chegar ao fim e reflectir que "não vivi". Quanto á música, vou procurar e dps digo-te qq coisa. beijocas

P/ O Turista: pois é colega, este nosso mundinho do turismo não está fácil, mas reconheço que há outros com menos hipóteses. família... eu e eles temos de ter muita paciência uns com os outros.. haja compreensão. beijinhos

P/ Nightwolf: talvez seja como digas, talvez faça tempestade num copo de água de coisas que são tão comuns a tanta gente.. mas não, não me esqueço de tentar ser feliz! ;) beijinhos

P/ TODOS: Obrigada pelas reflexões, palavras, conselhos que aqui deixaram... ajudam a por as coisas em perspectiva. beijinhos

Tino disse...

Se conseguires perceber que o importante da vida é apenas a própria vida , compreenderás que já tens tudo o que precisas para potencialmente seres tudo aquilo que sonhares...estás á espera de quê? Um beijo grande :)

Anónimo disse...

Eu nunca fiz planos a nível profissional. Sempre deixei as coisas fluir.

O meu primeiro convite para trabalho chegou através de um Prof. por telefone e ainda hoje é assim. Nunca concorri a nada, nunca enviei curriculos para lado nenhum. E tenho tido sempre trabalho (com excepção de um curtíssimo período pós-tese, mas por culpa minha, por um lado, e falta de financiamento de um dos projectos em que ia entrar, por outro).

De resto, tenho sempre trabalhado em várias coisas ao mesmo tempo, não me posso queixar.

Por isso é que te digo, deixa as coisas fluir, esforça-te o mais possível para o teu trabalho ser perfeito que o resto vem por acréscimo.

Bjinhos***

Anónimo disse...

Keep up the good work blackberry wav file blackberry pda work Cpu and motherboard combos gps system for a car water bed mattress replacement products Foof chairs fuf buick United kingdom calculate mortgage insurance Sassi lingerie Beautiful body building Kitchen confidential tv show Pda bluetooth wireless ph conductivity rs232 Ferrari 360 gift experience water bed frame