terça-feira, fevereiro 07, 2006

Leituras

Ando há meses, a ler, muuuuito pausadamente o livro "Para sempre" de Virgílio Ferreira. Livro para saborear cada frase, espantando-me com a beleza e sentimento das palavras e suas conjugações surpreendentes. Uma delícia de escrita. Há umas poucas noites atrás deparei-me com estas frases, que de certo modo dizem o que às vezes eu não consigo:

«Ah, o elo de uma voz que nos defenda contra a agressão das coisas. São coisas mudas enquanto a nossa voz fala mais alto, depois são elas que falam. [...] Construir o futuro sem futuro para construir. Inventar um rumo contra um muro. [...] saudade estúpida do que nunca existiu. [...] Havia sobretudo um sentido a dar à vida, a fúria do porquê à espera de uma resposta.»


E tantas e tantas outras frases cheias de vida e de alma, que dizem o que penso e não me atrevo a dar forma...

8 comentários:

nspfa disse...

Uma das coisas mais fascinantes deste estranho mundo dos blogues é esta extraordinária coincidência de sermos surpreendidos com frases que vêem responder a perguntas que estamos a fazer na altura! "Construir o futuro sem futuro para construir. Inventar um rumo contra um muro." foi das coisas mais acertadas que precisava ler agora...

Obrigado mesmo sem o saberes

Anónimo disse...

Tenho um trauma contra Virgilio Ferreira...um livro que fui obrigada a ler quando era miuda. Nunca mais toquei em nada dele. Talvez um destes dias me atreva :) beijos da Princesa

Tino disse...

Fazia-te bem ler um livro do Osho...um beijinho ;)

O Turista disse...

Eu ando a preparar disciplinas, a ler uma carrada de livros cientificos... grrr...
Quem m dera ler um romance ou algo assim...
:(
Bjs

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

Morgana disse...

P/ Luis: Ora...de nada! sao sentimentos comuns a tanta gente..esta espécie de desorientação, cada uma com o seu próprio sentido. beijoca

P/ Pluma: Deixa ver..terá sido o Aparição? é um dos meus preferidos dele! ;) Mas há livros que têm a sua altura própria da nossa vida para serem lidos.. beijocas

P/ Tino: Osho? não conheço... beijocas

P/ Turista: Pois tb não me livro dos livros científicos, mas não posso passar sem o vício da leitura mais descontraída. beijocas

P/

Anónimo disse...

Surpreendemo-nos com este ou aquele autor, aquele ou aqueles livros. Não sou incondicional de nenhum o que me permite colocar de lado um e começar outro, e voltar sem "complexos". Virgílo Ferreira é "denso" por vezes, e "difícil" . É gratificante ver o teu beber nas palavras, o decompor do conteúdo.E curioso, já pensaste há quanto tempo ele escreveu esta reflexão? São os intemporais...Bj

Anónimo disse...

Morgana,
Ia te recomendar precisamente a Aparição, mas depois do teu comentário para a princesa, prontos ficou tudo dito. Gostei imenso desse livro, já o li a algum tempo, mas foi deveras interessante constactar a escrita deste autor. Os livros são mais ou menos como alguns filmes, algumas musicas e até mesmo algumas pessoas...aparecem na altura certa, com a mensagem certa e depois mesmo que passem...perduram no tempo!
Beijos

Night disse...

Faz-nos pensar essa parte que escolheste, gostei... beijinhos*