segunda-feira, junho 26, 2006

Avô

As coisas estão mais calmas...ou, por outro lado, talvez eu é que esteja mais calma...
Adiante.
Este fim de semana, festejamos o aniversário do meu avô. 80 anos. Foi um dia feliz para ele e para todos nós. Veio inclusivé o filho dele que está no Brasil, e assim a família esteve completa. Reuniãp feliz, almoço e espaço muito agradáveis, sorrisos e fotos abundaram. De prenda, um livrinho, escrito e feito por todos nós mais chegados: os 4 filhos, os netos e bisneto. Nele, além e fotos, tantamos em maos ou menos palavras, maos ou menos sentidas, mais ou menos sofridas, dizer-lhe o quanto gostamos dele e quão importante ele (e a minha avó) são importantes na nossa formação, na nossa maneira de ser, o que ele significa para todos... Quando lho entregamos, foi a 1ª vez em muitos aniversários que não o ouvimos dizer que já não precisava de nada, que camisas e casacos já tem muitos, etc... Foi uma prenda do coração e sei que ele se emocionou.. e quem escreveu e leu os textos lá contidos também.
Acho que todos nós reconhecemos que são ele e a minha avó que nos mantém a todos unidos e com pontos de contacto. Quando eles se forem...vai ser tudo tão diferente.. Só de pensar na ausência deles, fico logo apertadinha.. Receio muito muito que este seja o último aniversário...

8 comentários:

Folha de alface disse...

q bom q ainda tens contigo o teu avô. tenho tantas saudades do meu..

Anónimo disse...

Já não tenho os dois. Era muito novinha quando os dois partiram...
Lembro-me de tudo como se fosse hoje. Ainda assim e apesar do pouco tempo que passei com eles, mt ficou comigo ate hoje. Não percas tempo a pensar no tempo que lhe resta, tenho 1 avó com 90 a viver comigo, ja a tive on the other side e nas minhas mãos. E um sofrimento enorme, e mt desgastante, mas n penses nisso aproveita e aquilo que ainda podes :)
Beijinhos e uma boa semana

O Turista disse...

Que bela idade quem me dera lá chegar...
:)
E não sejas pessimista, vais ver que ainda comemorará 81,82,83... por aí fora!
beijo, amiga!

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Esperemos que não. Mas aproveita cada dia como se fosse o último!!!

Bjinhos***

Anónimo disse...

Olá! Que bom partilhares esse momento tão importante. Sabes, penso que isso faz sentido, a questão do "elo" de família.Eles vivem esse sentir e "família" não tem signicado se não for nessa plenitude.Contudo os tempos (ou as pessoas) mudam e há tradições que se perdem! Constata-se. Goza estes momentos e retem-nos. E que a imagem desses velhotes se mantenha. E que mantenham a qualidade de vida enquanto viverem. Sem ela,a memória é indesejada! Bj

Anónimo disse...

E acredita que são tão penosos os dias de aniversário sem a presença deles...

Politikus disse...

Antes de tudo parabéns ao teu avó.Mas o resto é o ciclo da vida...

S. C. R. disse...

Sabes que quando perdi o meu avô sofri imenso e já lá vão 13 anos, mas era um pai para mim...
Há 3 anos quando foi a minha avó então foi como um muro a cair sem nada sobrar...
E hoje olho para o céu e sei que eles os dois juntos olham por mim.
Mas que é uma dor horrível e uma saudade que não se mata, isso é!

Um grande beijo