segunda-feira, janeiro 08, 2007

Rádio-depressão

Já não vinha muito animada na viagem para cá, como disse no texto anterior. Ainda vinha também a remoer uma situação do dia anterior e logo o Forum TSF se junta à festa bem desanimada dos meus pensamentos.
Passo a explicar: por razões profissionais, um tio meu esteve 10 anos emigrado no Brasil, preparando para breve o seu regresso definitivo a Portugal. Por causa do afastamento, mas não só, a verdade é que se tornou uma presença cada vez mais estranha nos convívios familiares e, embora, não duvidando do amor deles pelos pais (os meus avós), a verdade é que no tempo em que está em Portugal não os procura por aí além.
O meu outro tio, também por razões profissionais, vê-se obrigado a emigrar para Angola muito em breve. Ou seja, vem um filho, parte o outro, sempre mais presente na vida dos meus avós, como é natural. Claro que os meus avós andam infelicíssimos e muito preocupados, e face à idade e condição de saúde, sobretudo do meu avô, os pensamentos deles já quase só se focalizam que se calhar não volta a ver nenhum dos filhos, agora que eles partem para longe...(foge, lagrimita...!). Andam mesmo acabrunhados, e como o meu tio "brasileiro" vai amanhã para o último semestre no Brasil e o outro deve partir dentro de 1 mês, os meus avós insistiram em fazer um almoço, ontem, para reunir toda a família antes de se separarem. Todos aceitaram, e seria prevísivel uma tarde de convívio familiar lá em casa, já que a razão do almoço não foi escondida. Pois os meus tios do Brasil foram os últimos a chegar, e os primeiros a partir, pouco tendo convivido no tempo de pausa após o almoço, "que os meninos estavam cansados e ainda tinham de ir estudar" "e que não podiam ficar mto tempo"...Caraças! dá-se a minha avó a toda a trabalheira e eles nem sequer se sentam um pouco com ela no sofá?? e os meninos serão doentinhos por acaso para estarem tão cansados e não poderem adiar os trabalhos de casa uma hora ou duas?? fiquei zangada pela tristeza que nitidamente causaram aos meus avós e pelo mal-estar que causam em quem repara nestas coisas.
Hoje já no carro, vinha a ouvir a TSF, fosto de ouvir alguns temas do Forum, e este era precisamente sobre a velhice e condições para tratar / acolher os nossos velhos... e é de ficar entristecida pelo abandono, violência e desprezo a que são votados... algumas histórias que se ouvem são de arrepiar... Sei que às vezes são "mázinha" para os meus pais, e sinceramente, não sei o que conseguirei ou não um dia fazer se tiver de os acolher na sua velhice ou doença...mas angustia-me o que ouvi e o que se passa na nossa velhice. Até parece que nos esquecemos que se chegarmos a velhos será também esse tratamento que receberemos porque não soubemos dar melhor exemplo às gerações mais novas...
Sei que há bons exemplos, há sempre casos mais felizes, mas são tão tristemente suplantados pelos mais desgraçados...

9 comentários:

Anónimo disse...

Até sexta à noite vou estar um bocadinho "busy", mas no fds vou "estudar" com mto amor e carinho aqueles links todos que me deixaste ;)

Jinhos e mto obrigada**

Margarida Atheling disse...

É verdade! É assustador o que se passa com os idosos na nossa sociedade. Agora que tenho os meus avós velhinhos penso muito nisso! Não quero que os últimos tempos deles junto a nós sejam infelizes. Devesmo-lhes tanto!

Beijinhos

Anónimo disse...

Compreendo bem o que contas. A minha mãe tinha um irmão, que infelizmente já faleceu, que nunca fez muito para se dar bem com a família e de cada evz que estávamos num convívio ele fazia sempre esse tipo de fitas. Agora que já cá não está, é a filha dele que o faz. Já tem idade para saber o que faz, mas arma sempre chatice com a família e quem sofre com isso é a minha avó, que só gostava de ver a família toda bem.
E quanto aos velhinhos, infelizmente a realidade é mesmo essa. Moro perto de lares da terceira idade e sei de pessoas que põem lá os pais e nunca mais os vêm ver. Passam-se anos e anos e eles sempre sózinhos e abandonados. Como é possível haver tanta gente com corações de pedra?
Há que pensar que as coisas podem mudar e fazer com que elas mudem mesmo.
Uma beijoca grande e ânimo que é quase fim de semana

Anónimo disse...

Ora viva!

Felizmente, tenho ainda a sorte de conviver com três dos meus avós e sempre que posso estou com eles, duas ou três vezes por mês. Pode até nem ser muito mas é o melhor que posso fazer, embora falemos muitas vezes ao telefone. Além de ser o seu neto mais velho (isto soa-me mal!), sou também um pouco como o filho mais novo, logo temos uma ligação muita próxima. E espero que continue assim por muitos mais anos. Até porque me preocupa que os meus avós se sintam sós ou deveras esquecidos.

Um abraço...
shakermaker

O Turista disse...

De facto daqui a muitos anos seremos nós na terceira idade... aí não iremos querer um tratamento como muita gente dá aos familiares...
Enfim.. Há que mudar mentalidades...
Beijos colega...

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

O Turista disse...

De facto daqui a muitos anos seremos nós na terceira idade... aí não iremos querer um tratamento como muita gente dá aos familiares...
Enfim.. Há que mudar mentalidades...
Beijos colega...

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Ai Morgie que situação dificil que compreendo tão bem. Sabes sofrem não só os teus avós como sofrem aqueles que mais se preocupam e se sacrificam....
Graças a deus e segundo percebi os teus avós ainda mantêm a sua autonomia o que é bem bom apesar de se irem abaixo com todas essas confusões.
O problema é quando eles começarem a ficar incapacitados ou mais dependentes de alguém...
Como é o meu caso, custa ainda mais ter um avô ou avó a cargo e perceber que do outro lado tão se a borrifar, isso sim é complicado e doi veres a tua familia a fazer sacrificios e privações (férias fora nem pensar, viagens, saídas, até um jantar fora é dificil...).
O unico concelho que te posso dar é não seguires o exemplo da avestruz, enfiar a cabeça na areia, as pessoas têm que ser chamadas à razão e levadas a cumprir o papel que lhes compete.
Beijos gds

Anónimo disse...

*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`* Beijinhos

Anónimo disse...

Confesso que os idosos em Portugal, ou seja a forma como eles são tratados é algo que me entristece e deixa pensativa...
Percebo perfeitamente este teu post.

bjs :)