Estava eu a jantar, a ouvir vagamente o telejornal, e ouço a notícia da lei que impele à retirada dos crucifixos das salas de aulas nacionais.... Tudo muito bem. Então, teria lógica também proibirem as salas de aulas enfeitadas com árvores de natal, presépios e demais enfeites.
Por muito comerciais que actualmente sejam, os pinheirinhos e luzinhas surgem para celebrar uma festa cristã. Todo este apelo ao consumo desbragado sob a égide de um símbolo católico não deveria tb ser limitado? E todas as outras religiões, crenças e credos que querem lá saber do natal e do menino jesus também não deveriam ser respeitadas, em nome da liberdade religiosa, através da ausência desses símbolos nas ruas, lojas, escritórios, consultórios, estações de serviço, etc???
Tive na minha turma da escola primária uma colega que não era católica, nem festejavam de qq maneira as festas natalícias. Dizia ela, e ainda me lembro disso, que o natal e Páscoa eram as épocas mais tristes dela, em que via todas as crianças em festa a pedir e receber prendas, e as ruas e lojas sempre bonitas, mas ela estava sempre de fora disso tudo.
Se querem ser coerentes, se tiram as cruzes, tirem também os pinheirinhos e as luzinhas chamativas das portas das lojas...a ver se as associações comerciais vão nessa!
Enfim, provavelmente isto não faz muito sentido...mas foi para o que me deu...